O conceito de morar vem sendo transformado ao longo do tempo. Em anos recentes, por exemplo, pudemos perceber a popularização dos chamados condomínios tecnológicos, que vieram para trazer soluções totalmente inovadoras. Academias inteligentes, aplicações para gestão condominial, assembleias virtuais são apenas algumas delas.
A consolidação dessas tendências, naturalmente, impactam a percepção dos consumidores. É cada vez mais comum a opção por empreendimentos capazes de atender de forma integral novas demandas de serviços e comodidades em geral.
Nesse cenário, quem atua no mercado imobiliário precisa ficar atento às tendências em questão, de modo a realizar um trabalho de captação mais consistente para atender as demandas dos clientes. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para falar sobre condomínios tecnológicos. Continue a leitura e saiba mais.
O que são condomínios tecnológicos?
Condomínio inteligente ou condomínio 5.0 é a denominação de empreendimentos cuja concepção estão integralmente focadas em soluções tecnológicas.
As rotinas de gestão condominial, o uso de áreas comuns ou individuais, entre outras interfaces relacionadas a convivência e usabilidade dos espaços são feitas com o auxílio de alguma ferramenta digital.
Desde o projeto a construção, o condomínio pode ser pensado para funcionar de modo a proporcionar o máximo de comodidade possível para seus moradores.
Conheça 5 soluções para condomínios tecnológicos
Vejamos, então, quais são as principais soluções para condomínios tecnológicos.
Academias inteligentes
As academias inteligentes em condomínios nada mais são que espaços customizados para melhor atender os moradores. Elas são equipadas com sensores capazes de desligar luzes e sistemas de som e refrigeração. Além disso, os espaços podem ser reservados por horário, via um aplicativo próprio para esse fim.
Mercado no condomínio
O mercado no condomínio é oferecido por empresas terceirizadas. Uma sala costuma ser reservada para que a prestadora de serviços instale prateleiras e freezers onde os produtos são expostos para a aquisição por parte dos condôminos, que para efetuar a compra utilizam a tecnologia QR code com link de pagamentos ou app disponibilizado pela empresa.
Carro compartilhado
Imagine só poder utilizar um carro compartilhado no ambiente de um condomínio? Para quem não sabe, essa é uma tendência para os próximos anos.
Basicamente, tudo funciona da seguinte forma: um veículo é disponibilizado pelo condomínio e os moradores podem utilizá-lo mediante reserva. Assim, quem gostaria de usufruir de um serviço de carro por assinatura pode ter essa comodidade sem sair de casa.
Assembleias virtuais
A realização de assembleias virtuais foi uma necessidade imposta pela pandemia. Ocorre que a comodidade proporcionada por esse formato de reunião fez com que as pessoas em geral continuassem a se reunir dessa forma.
Na tentativa de otimizar a experiência, vários condomínios vêm investindo em plataformas de reunião online que permitem a participação de centenas de usuários em uma mesma chamada e qualidade adequada de transmissão. Com isso, temos a qualificação do formato.
App para gestão de espaços comuns
Os espaços comuns de condomínios costumam ser compartilhados por centenas de pessoas. Logo, é mais do que necessário criar meios adequados para gerenciar o acesso a esses ambientes.
Com uma aplicação própria para esse fim, como um aplicativo para smartphone, temos um ganho em termos de comodidade e eficiência. O usuário acessa a ferramenta, confere a agenda de cada espaço e, então, pode realizar a reserva em dia e horário adequado.
Depois de conferir o artigo de hoje, temos mais uma dica de leitura para você. Desta vez, falamos sobre: Quais as principais tendências para o mercado imobiliário em 2023?