Idea BR

Qual a importância de um consultor de imóveis bem treinado?

Você sabe o que é um consultor de imóveis? Para quem nunca ouviu falar no termo ou acredita se tratar de um agente que realiza a mesma função de um corretor, segue uma explicação. 

O consultor de imóveis não atua nas negociações em si, mas trabalha como uma espécie de analista de mercado. Com base no comportamento da economia, do próprio mercado imobiliário e dos consumidores, ele identifica quais são as principais tendências de negócios para o momento, na tentativa de dimensionar riscos e oportunidades. 

Em termos práticos, ele é um consultor capaz de fazer recomendações para seus clientes com base nos estudos realizados cotidianamente e em seu conhecimento do mercado em que atua. Em alguns momentos, essa atuação pode se confundir com a de corretor, mas certamente estamos falando de atribuições distintas. 

Neste artigo, nos aprofundamos no tema ao discutir a importância de um consultor de imóveis bem treinado. Continue a leitura e saiba mais.  

O faz um consultor de imóveis?

Antes de falarmos sobre a importância de um consultor de imóveis bem treinado, vale destacar quais são suas principais atribuições:

  • entender qual é o potencial da região e de seu público-alvo;
  • entender qual o padrão de imóvel que atrai esse público;
  • oferecer diversos contatos comerciais por consequência de um bom networking;
  • assumir algumas tarefas de um corretor.

 

Entenda a importância de um consultor de imóveis bem treinado

Vejamos, então, a importância de um consultor de imóveis bem treinado.

Conhecimento de mercado

Um consultor de imóveis bem treinado é um profundo conhecedor do mercado em que atua. Esse atributo o credencia a realizar qualquer tipo de recomendação para seus clientes, sejam elas relacionadas a compra, venda ou aluguel. 

Seja qual for a demanda apresentada, ele poderá apresentar as melhores orientações com intuito de maximizar os ganhos de seu cliente na gestão de seus negócios.

Identificação de oportunidades de negócio

Na linha do que vínhamos falando no tópico anterior, o consultor de imóveis é o agente mais capacitado para identificar oportunidades de negócio. Mais do que conhecimento de mercado, ele é alguém inserido em um ecossistema de empresas e grandes players do setor imobiliário. 

Essa rede de contatos pode ser acionada sempre que necessário, ajudando seus clientes no que for preciso. Com isso, você pode ter a certeza de receber os melhores esclarecimentos e oportunidades na hora de fazer negócios. 

Vistoria técnica em imóveis

Tal qual um bom corretor de imóveis, um consultor – desde que demandado – poderá auxiliá-lo na vistoria técnica de imóveis. Esse trabalho é importante para validar o valor de mercado do imóvel analisado e identificar eventuais problemas. 

Avaliação de riscos jurídicos

Por último, devemos esclarecer que um consultor de imóveis bem treinado poderá atuar na avaliação de riscos jurídicos de negócios realizados. Embora não se trate de um profissional com formação em Direito, uma análise preliminar pode ser feita com bastante consistência, dado sua experiência envolvendo transações imobiliárias. 

E agora que você já entende qual a importância de um consultor de imóveis bem treinado, convidamos você a conferir mais um conteúdo de nosso blog. Desta vez, falamos sobre a importância da pesquisa no desenvolvimento imobiliário.

Mais Informações

Entre em contato